Dízimos & Ofertas


 

Dízimos & Ofertas

Ml 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abstança.”

DEFINIÇÃO DE DÍZIMOS E OFERTAS. A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”.

(1) Na Lei de Deus, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv 27.30-32; Nm 18.21,26; Dt 14.22-29; ver Lv 27.30 nota). O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (cf. Mt 25.15 nota; Lc 19.13 nota).

(2) No âmago do dízimo, achava-se a idéia de que Deus é o dono de tudo (Êx 19.5; Sl 24.1; 50.10-12; Ag 2.8). Os seres humanos foram criados por Ele, e a Ele devem o fôlego de vida (Gn 1.26,27; At 17.28). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente do Senhor (Jó 1.21; Jo 3.27; 1Co 4.7). Nas leis sobre o dízimo, Deus estava simplesmente ordenando que os seus lhe devolvessem parte daquilo que Ele já lhes tinha dado.

(3) Além dos dízimos, os israelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios. Levítico descreve várias oferendas rituais: o holocausto (Lv 1; 6.8-13), a oferta de manjares (Lv 2; 6.14-23), a oferta pacífica (Lv 3; 7.11-21), a oferta pelo pecado (Lv 4.1—5.13; 6.24-30), e a oferta pela culpa (Lv 5.14—6.7; 7.1-10).

(4) Além das ofertas prescritas, os israelitas podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. Algumas destas eram repetidas em tempos determinados (ver Lv 22.18-23; Nm 15.3; Dt 12.6,17), ao passo que outras eram ocasionais. Quando, por exemplo, os israelitas empreenderam a construção do Tabernáculo no monte Sinai, trouxeram liberalmente suas oferendas para a fabricação da tenda e de seus móveis (ver Êx 35.20-29). Ficaram tão entusiasmados com o empreendimento, que Moisés teve de ordenar-lhes que cessassem as oferendas (Êx 36.3-7). Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para os israelitas lançarem as ofertas voluntárias a fim de custear os consertos do templo, e todos contribuíram com generosidade (2Rs 12.9,10). Semelhantemente, nos tempos de Ezequias, o povo contribuiu generosamente às obras da reconstrução do templo (2Cr 31.5-19).

(5) Houve ocasiões na história do AT em que o povo de Deus reteve egoisticamente o dinheiro, não repassando os dízimos e ofertas regulares ao Senhor. Durante a reconstrução do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construção de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhes trariam, do que nos reparos da Casa de Deus que se achava em ruínas. Por causa disto, alertou-lhes Ageu, muitos deles estavam sofrendo reveses financeiros (Ag 1.3-6). Coisa semelhante acontecia nos tempos do profeta Malaquias e, mais uma vez, Deus castigou seu povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo (Ml 3.9-12).

A ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO DINHEIRO. Os exemplos dos dízimos e ofertas no AT contêm princípios importantes a respeito da mordomia do dinheiro, que são válidos para os crentes do NT.

(1) Devemos lembrar-nos que tudo quanto possuímos pertence a Deus, de modo que aquilo que temos não é nosso: é algo que nos confiou aos cuidados. Não temos nenhum domínio sobre as nossas posses.

(2) Devemos decidir, pois, de todo o coração, servir a Deus, e não ao dinheiro (Mt 6.19-24; 2Co 8.5). A Bíblia deixa claro que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5).

(3) Nossas contribuições devem ser para a promoção do reino de Deus, especialmente para a obra da igreja local e a disseminação do evangelho pelo mundo (1Co 9.4-14; Fp 4.15-18; 1Tm 5.17,18), para ajudar aos necessitados (Pv 19.17; Gl 2.10; 2Co 8.14; 9.2; ver o estudo O CUIDADO DOS POBRES E NECESSITADOS), para acumular tesouros no céu (Mt 6.20; Lc 6.32-35) e para aprender a temer ao Senhor (Dt 14.22,23).

(4) Nossas contribuições devem ser proporcionais à nossa renda. No AT, o dízimo era calculado em uma décima parte. Dar menos que isto era desobediência a Deus. Aliás equivalia a roubá-lo (Ml 3.8-10). Semelhantemente, o NT requer que as nossas contribuições sejam proporcionais àquilo que Deus nos tem dado (1Co 16.2; 2Co 8.3,12; ver 2Co 8.2 nota).

(5) Nossas contribuições devem ser voluntárias e generosas, pois assim é ensinado tanto no AT (ver Êx 25.1,2; 2Cr 24.8-11) quanto no NT (ver 2Co 8.1-5,11,12). Não devemos hesitar em contribuir de modo sacrificial (2Co 8:3), pois foi com tal espírito que o Senhor Jesus entregou-se por nós (ver 2Co 8.9 nota). Para Deus, o sacrifício envolvido é muito mais importante do que o valor monetário da dádiva (ver Lc 21.1-4 nota).

(6) Nossas contribuições devem ser dadas com alegria (2Co 9.7). Tanto o exemplo dos israelitas no AT (Êx 35.21-29; 2Cr 24.10) quanto o dos cristãos macedônios do NT (2Co 8.1-5) servem-nos de modelos.

(7) Deus tem prometido recompensar-nos de conformidade com o que lhe temos dado (ver Dt 15.4; Ml 3.10-12; Mt 19.21; 1Tm 6.19; ver 2Co 9.6 nota).

Anúncios

Sobre Pb. Andre Magalhaes

Meu Senhor é Jesus
Esse post foi publicado em Estudos Biblicos. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Dízimos & Ofertas

  1. sandra disse:

    Obrigado.

  2. Cláudia Lúcia Figueiró. disse:

    Muito bom e esclarecedor este estudo, é bom podermos contar com uma fonte tão abençoada.

  3. Cláudia Lúcia Figueiró. disse:

    atualizem-me por favor todas as vezes que, tiverem um novo artigo.

  4. Vinícius Pereira disse:

    E o que fazer quando o dízimo está sendo mal administrado pelas pessoas que o recebem, muitas das vezes, para usufruto próprio? Continuo dando o dízimo mesmo sabendo que ele não está sendo utilizado de forma correta e para o que foi instituído? Ou passo a utilizá-lo de outra forma, como por exemplo, dando de comer, de beber e de vestir às pessoas que precisam?
    Abraços e que Deus abençôe a todos!

  5. jurandir disse:

    OS PASTORES SÓ DEVEM TER DIREITO A UMA PORÇÃO OU PARTE DOS DÍZIMOS E OFERTAS,QUE É O DÍZIMO DOS DÍZIMOS OU OFERTA ALÇADA.

    Levítico 2:3 Levítico 2:10 “O RESTANTE DA OFERTA de cereal PERTENCE A ARÃO E a SEUS DESCENDENTES;é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo”.

    Levítico 5:12 “Ele a TRARÁ AO SACERDOTE,que apanhará UM PUNHADO dela COMO PORÇÃO MEMORIAL e queimará essa porção no altar,em cima das ofertas dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo.É oferta pelo pecado.”

    Levítico 7:32 “Vocês deverão DAR A COXA DIREITA DAS OFERTAS de comunhão AO SACERDOTE COMO CONTRIBUIÇÃO.

    Essa é a PARTE DAS OFERTAS dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo,destinada A ARÃO E A SEUS FILHOS no dia em que foram apresentados PARA SERVIREM AO SENHOR COMO SACERDOTES.”Levítico 7:35

    Levítico 10:12 Então Moisés disse a Arão e aos seus filhos que ficaram vivos,Eleazar e Itamar:”PEGUEM A OFERTA DE CEREAL QUE SOBROU das ofertas dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo,e tratem de comê-la sem fermento junto ao altar,pois é santíssima.

    Números 18:8 “Então o Senhor disse a Arão:”Eu mesmo o tornei responsável pelas CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS a mim; todas as ofertas sagradas que os israelitas me derem,eu as dou como PORÇÃO A VOCÊ E A SEUS FILHOS”.

    Números 18:11 “Também DOU A VOCÊ, E A SEUS FILHOS E FILHAS,por decreto perpétuo,AS CONTRIBUIÇÕES que cabe a vocês de TODAS AS OFERTAS DOS ISRAELITAS e que devem ser ritualmente movidas.TODOS OS DA SUA FAMÍLIA que estiverem cerimonialmente puros PODERÃO COMÊ-LAS.”

    Neemias 10:39 “O povo de Israel,( INCLUSIVE OS LEVITAS,DEVERÃO TRAZER OFERTAS)de cereal, de vinho novo e de azeite aos depósitos onde se guardam os utensílios para o santuário. É onde os sacerdotes ministram e onde os porteiros e os cantores ficam.”Não negligenciaremos o templo de nosso Deus.”

    Neemias 12:47 “Assim, nos dias de Zorobabel e de Neemias, todo o Israel contribuía com OFERTAS DIÁRIAS PARA OS CANTORES E PARA OS PORTEIROS. Também separavam a parte pertencente aos outros levitas,e os levitas separavam a porção dos descendentes de Arão”.

    Joel 1:13 “Ponham vestes de luto, ó sacerdotes,e pranteiem;chorem alto,vocês que ministram perante o altar.Venham,passem a noite vestidos de luto,vocês que ministram perante o meu Deus;pois as ofertas de cereal e as OFERTAS derramadas foram SUPRIMIDAS DO TEMPLO do seu Deus”.

    Neemias 13:5 “e lhe havia cedido uma grande sala,anteriormente utilizada para guardar as OFERTAS de cereal, o incenso, os utensílios do templo e também os dízimos do trigo,do vinho novo e do azeite prescritos PARA OS LEVITAS, PARA OS CANTORES E PARA OS PORTEIROS, ALÉM DAS OFERTAS PARA OS SACERDOTES”.

    Números 18:28 “Vocês apresentarão uma contribuição DE TODOS OS DÍZIMOS RECEBIDOS(Mal 3:10) dos israelitas.DESSES DÍZIMOS VOCÊS(TIRARÃO O DÍZIMO DOS DÍZIMOS)DARÃO ESSA CONTRIBUIÇÃO AO SACERDOTE Arão”.

    Números 18:26 “Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, DELES OFERECEREIS UMA OFERTA ALÇADA AO SENHOR,(OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS)”.

    Neemias 10:38 “O sacerdote,estaria com os levitas(pobres)quando estes (recebessem)dízimos,e que os levitas(SACERDOTES)TRARIAM OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS,À TESOURARIA”.

    Neemias 13:5 “Fizera-lhe câmara,onde se depositavam alimentos,para os levitas(pobres e necessitados)cantores e porteiros,e a OFERTA ALÇADA(DÍZIMO DOS DÍZIMOS)PARA OS SACERDOTES.”

    “Números 18: 26 = “Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando receberdes(OS DÍZIMOS DA PARTE DOS FILHOS DE ISRAEL),que vos dei por vossa herança,(DELES APRESENTAREIS)uma oferta ao senhor:(OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS)”

    Neemias 10: 38 = “O Sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e os levitas TRARIAM OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS, À CASA do nosso deus, às câmaras da casa DO TESOURO”

    EXISTEM CRISTÃOS E EVANGÉLICOS,DIGNOS,HONESTOS E SINCEROS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s