Predestinação! A mais nova arma do Diabo


 

Predestinação! A mais nova arma do Diabo

O autor

A finalidade deste estudo é desmascarar o herege, que com sua mente pervertida destorce a palavra de Deus. E com este ensino diabólico, tem perturbado a mente dos menos conhecedores das escrituras sagradas. Citando versículo isolado consegue enganar alguns. O herege ensina que salvação não se perde. Provarei que se perde. O herege ensina que Jesus, era Deus mesmo, que se manifestou como filho. Provarei que Jesus; Deus Pai, Espirito Santo são três: pessoas separadas. O herege ensina que não há livre arbítrio. Provarei que há livre arbítrio. O herege ensina que não há doutrina Bíblica para as vestes, jejum e santificação, provarei que há.

Provarei que este homem é um falso profeta do século 20. O que ele ensina é ocultismo , espiritismo, obra destruidora, ensino diabólico. Ele é parente daquele que nunca se firmou na verdade.

Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade (2 PE 2v1,2).

Predestinação

A palavra predestinação aparece no Novo Testamento seis vezes e o seu significado é escolher antes, escolher de antemão; há dois tipos de predestinação:

1º. Predestinação incondicional criada por Calvino e seus seguidores, inclusive o herege que mencionamos acima.

2º. Predestinação Condicional (sistematizada por Paulo e aceita pela maioria dos cristãos, e consequentemente, defendida pelo autor deste estudo).

Portanto com a graça de Deus, iremos estudá-las a luz da Bíblia.

Como Calvino entendeu a predestinação!

Para Calvino, o ponto principal na salvação da pessoa humana era a sua “predestinação”. Calvino porém, recebeu as primeiras informações da “predestinação” por meio de Agostinho. Seu pensamento teológico era “Deus criou o homem como um ser puro e à sua imagem, e o dotou de livre-arbítrio. Agostinho ensina que, após a queda, o homem perdeu o livre-arbítrio. O homem foi tentado e caiu. Nele pecou a humanidade inteira. Calvino disse: predestinação é o decreto divino com referencia aos seres morais os anjos e os homens. Calvino apresenta a doutrina da predestinação nos seguintes termos: “pelo decreto de Deus , para manifestação da sua glória, alguns anjos e homens, são predestinados para a vida eterna, outros predestinados para a morte eterna. Com este ensino o herege quer dizer que Deus programou alguns para serem santos e outros para serem pecadores. Um Deus que já decretou que tal pessoa seria pecadora e depois condenada, este Deus não é «bonzinho», não é o nosso Deus Jeová porque nosso Deus Jeová é Santo.

E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. (Is 6.3)

Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo.(SL 99.9)

Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.(1Pe 1.16)

  1. Quando a Bíblia fala sobre a Predestinação, está nos mostrando que a queda do homem, não foi surpresa para Deus.

     

  2. Quando Deus, viu através da sua onisciência que o homem, iria cair, preparou de imediato a redenção para todos os que cressem.

C) Que a Salvação do homem não foi um improviso de última hora, e sim planejada pela trindade antes dos tempos eternos, e que no plano da Salvação, não houve da parte de Deus, nenhum decreto para o homem se perder; o homem se perde porque quer.

 

D) Se Deus predestinou antes dos tempos eternos um grupo de pessoas para a perdição, estaria assim contrariando o perfeito plano da Salvação que ele planeja para o homem, e também fazendo acepção de pessoa.

 

E) Se Deus predestinou alguns homens para a perdição, e esses homens entram para a perdição porque pecam, teremos que admitir que Deus os predestinou também para pecar, será porventura que Deus é ministro do pecado?

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1Pe 1.2) Que é presciência? É alguém que pode saber, algo que vai acontecer antes que aconteça. O fato de Deus saber o que vai acontecer não que dizer que foi Deus quem fez acontecer. Todas as vezes que Paulo fala da predestinação, fala para a igreja santa perfeita, separada, purificada não para um bando de mundanos blasfemadores. que andam segundo o seu próprio ventre.

Um certo artista ao ver uma grande pedra disse: tem um anjo dentro desta pedra; as pessoas que estavam com ele riram; mas ele disse levem esta pedra para a minha casa e eu mostrarei que dentro desta pedra tem um anjo. Levaram a pedra; logo ele começou a esculpir a pedra e fez um anjo e disse: vejam, eu não falei que dentro desta pedra tinha um anjo. É assim que a Bíblia fala da presciência de Deus. Um homem nasce; depois que cresce, torna-se ladrão, feiticeiro, assassino ou afeminado. Deus sabia que aquela pessoa seria assim, mas isso não quer dizer que foi Deus que predestinou o tal para assim fazer. Repito quando eu estou dizendo que Deus me fez pecador, eu estou pecando fortemente contra meu Santo Deus.

Diz o profano que não tem livre arbítrio, usam a mesma arma que o diabo usou para atacar a Jesus citam versículos isolados para confundir a mente dos leigos e consegue. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, (1 Tm 4.1)

Todos sabemos que se alguém está sendo fiel a Deus, esta sendo destinado a salvação e se alguém esta no caminho do mal esta destinado a condenação.

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1Co 6.9,10)

Disse Jesus: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia(Jo 6.54). Mas judas comeu e bebeu, mas não foi salvo. Quando Jesus disse estas palavras, estava falando para os Santos como também Paulo estava falando de eleitos predestinados escolhidos; estava falando de um povo santo e separados para Deus Paulo sabia que se alguém esta morto com Cristo esta salvo da condenação.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espirito (Rm 8.1).

Deus disse a Moisés que tiraria o povo do Egito e faria eles habitarem numa terra que manaria leite e mel; mas o povo não entrou. Deus não sabia?

Um salvo pode perder-se?

A doutrina do falso profeta diz que não mais vamos ver o que a bíblia diz.

Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro. (Êx c32v32,33)

OBS. A palavra de Deus diz riscarei se vai riscar é porque esta escrito.

Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos. (SL 69.28)

Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. Considera pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado.

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. (Ez 18v4)

Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá. (Ez 18v24)

Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu morrerá. (Ez 18v26)

E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam.(At 8v13)

Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim. (At 8v20-24)

Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vós chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,(GL 1v6) predestinação.

Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis? Será que padecestes tantas coisas em vão? Se é que isso foi em vão.(GL 3v3,4)

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. (GL 5v4)

Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé; e entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. (1 TM 1v18-20)

OBS. Paulo manda que Timóteo peleje a boa peleja, mas o profano diz que não é preciso fazer nada. Uma vez salvo, salvo para sempre.

Não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.

(1 TM 3v6,7)

Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. (1 TM 5V15)

Se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará. (2 TM 2V12)

Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hb 10V38)

Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus. (Hb 12V25)

Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias, destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (2 PE 2V1) . Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. (2 Pe 2V20-22)

Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. (Ap 3V1,2)

Estas passagens não só mostra a possibilidade de um salvo perde-se mas também nos exortam à perseverança na fé dos santos, pois, somente assim fazendo, alcançaremos nosso objetivo final: a salvação de nossas almas.

Judas era filho do diabo?

Muitos expositores têm argumento sobre a “perdição” de Judas Iscariotes, afirmando que, sua “reprovação” foi algo determinativo da predestinação divina. Devemos, entretanto, observar que o nome “filho da perdição” é dado a qualquer pessoa má. Na passagem de João 17.12, nosso Senhor diz:

Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. O título “filho da perdição” é dado pelas Escrituras somente a judas e ao Anticristo, o qual aparecerá à face da terra durante o tempo sombrio da Grande Tribulação (Jo 17.12; 2 Ts 2.3; Ap. 17.8).

Seu significado: Nesta expressão idiomática no hebraico, em que ser filho de alguma coisa é ser possuidor do caráter essencial da coisa mencionada. Por exemplo: ser alguém filho da justiça é ser alguém cujo caráter essencial se destaca pela sua justiça ou bondade, tal como um filho participa da natureza de seu pai. As Escrituras por exemplo: falam de “filhos de Deus” (Gn 6.2); “filhos dos poderosos” (Sl 29.1); “filhos da ira;” (Ef 2.3); “filhos deste mundo” (Lc 16.8); “filhos da desobediência” (Ef 2.2);”filhos da ressurreição” (Lc 20.36);”filho do diabo” (At 13.10); “filho da perdição”, etc. Cada uma dessas expressões indica o caráter mais destacado dos indivíduos mencionados. Assim sendo, “filho da perdição” indica alguém que inevitavelmente perecia. Diz o profano que Judas era um demônio encarnado. Judas jamais poderia ser um diabo porque:

A) Era ovelha .

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.(Mt 10.16

B) Participou da ceia.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.(Jo 6.54)

C) Recebeu poder.

E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

(Mt 10.1). Jesus deu aos doze discípulos poder para expulsar os demônios e judas era um dos doze; ora se judas era um demônio, como é que um demônio ia expulsar outros demônios com o poder de Deus; porventura a luz tem comunhão com às trevas? Ora, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?(Mt 12.26) .

D) Desmascarando a mentira, diz o profano da predestinação que judas era o diabo encarnado. Leiamos. E logo após a ceia entrou nele, Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.(Jo 13.27) OBS: “Entrou” Se entrou? é porque estava fora.

Ele, Judas Iscariotes estava não somente condenado, mas também já possuía em seu caráter o material da perdição. Porque judas se perdeu? Porque era ladrão. (Jo 12.6); era “hipócrita” (Lc 22.48); era “um diabo” (Jo 6.70). Podemos deduzir que judas cumpriu as Escrituras, e que esse cumprimento era necessário. Mas em tudo quanto fez, de alguma maneira ele jamais deixou de exercer a sua vontade livre; ele preferiu a maldade, tonou-se maldoso e se perdeu por causa dessa maldade. Judas perdeu-se a si mesmo. Até depois que traiu seu Mestre poderia ter sido salvo, se realmente tivesse arrependido e fugido para a cruz.

Está escrito a seu respeito que ele nunca desejou a bênção da salvação: “Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha! Como não desejou a bênção, que ela se afaste dele! (S.l. 109.17)

Caim era do maligno?

Não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. (1 Jo 3.12)

O Falso profeta usa este versículo para apoiar as suas idéias malignas ele se apega a expressão do apostolo João em dizer que Caim era do diabo.

Vamos ver o que a Bíblia diz a respeito de Caim que era filho de Adão e Eva.

Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

  1. Foi o Senhor quem deu Caim a Eva não o diabo (Gn 4.1)

     

  2. Caim foi aconselhado pelo o Senhor a não pecar (Gn 4.7)

     

  3. Caim estava na presença de Deus (Gn 4.14)

     

  4. João falou que Caim era do maligno porque Caim andou no caminho do maligno que é mentiroso e homicida desde o principio (Jo 8.44).

     

  5. Caim era mentiroso. Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

     

  6. Caim passou a ser do maligno porque andou no caminho do maligno. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.(Pv 14.12) Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. Aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.(1Jo2.6).

Jesus era o Pai?

Diz o falso profeta que Jesus era Deus; mesmo nas suas apostilhas ele afirma que Jesus era o próprio Deus pai e Espirito Santo.

É ai que entra o ocultismo. Com esse ensino o herege quer dizer que Jesus estava mentindo em orar ao Pai e falar que na casa de meu Pai há muitas moradas; o profano usando o ocultismo quer dizer que Jesus mentiu para nós dizendo ser o filho sendo ele mesmo o Pai, Filho e o Espirito Santo. Vamos ver o que a Bíblia diz!. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; E uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.(Mt 3.16,17).

Então foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.(Mt 4.1)

Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.(Mt 17.5)

O falso profeta cita (João 10.30): Eu e o Pai somos um.

Mas Jesus quis dizer, somos um no mesmo propósito, na mesma vontade, com o mesmo objetivo.

Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai Santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.(João 17.11)

O herege que diz que a sua igreja esta crescendo em graça. Na verdade esta crescendo na desgraça, afirmando que Jesus uma hora é o Pai outra hora é o Filho e outra hora o Espirito Santo. Ele quer dizer que Jesus é um camaleão mudando de aparência. Jesus nunca mentiu; jamais mentira porque ele é Santo dos Santo. Para entendermos o mistério da Santíssima Trindade é preciso, orar, jejuar e ficar como nada. Humilhar-se na presença de Deus. Não ficar se proclamando mestre e apostolo, etc.

O cumulo do absurdo

Diz o falso profeta que nós já existia com Deus antes da fundação do mundo e ficamos inconscientes por causa do pecado de Adão. Este ensinamento é puro espiritismo e ocultismo. Qualquer pessoa que ler a Bíblia com a mente liberta pelo Espirito Santo sabe que no princípio criou Deus os céus e a terra.(Gn 1.1) Todos sabemos que Deus depois de ter feito a terra, céus, águas, natureza e tudo o que na terra fez o homem.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.(Gn 2.7)

Deus dá o espirito do homem no momento em que ele é gerado.

No caso do Apóstolo Paulo é igual ao do Profeta Jeremias, note que Deus o chamou para o apostolado desde o ventre de sua mãe; ora se foi desde o ventre de sua mãe ele já estava gerado, portanto, não houve predestinação.

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, (Gl 1.15)

A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele.

(Zc 12.1)

Deus Quer que todos os Homens se Salvem!

A salvação é oferecida a todos.

Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens, em todo lugar se arrependam.(At 17.30)

Devemos observar livremente para uma melhor compreensão do significado do pensamento que cada palavra chave que o Novo Testamento usa para descrever a manifestação da graça de Deus e seus efeitos, é sempre vista no sentido universal. Seu objetivo é sempre “todos”.

“Todos”, portanto, é um testemunho das riquezas da graça de Deus; além disso, é uma prova incontestável de que graça é graça mesmo. Se a graça se manifestasse fazendo discriminação entre pessoas, já não seria graça.

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.(Mt 7.24)

Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.(Mt 10.32)

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.(Mt 11.28)

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.(Mc 16.15,16)

E toda a carne verá a salvação de Deus. (Lc 3.6).

Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada um a sua cruz, e siga-me. (Lc 9.23)

Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e vales, e obriga a todos a entrar, para que a minha casa se encha. (Lc 14.23)

Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. (Jo 1.7)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)

Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6.40).

Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Rm 1.16)

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânime para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pe 3.9)

Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

(1 Tm 2.3,4)

O livre arbítrio

Há na Bíblia: muitas passagens que declara a realidade desta doutrina; vejamos do começo da Bíblia. Deus criou o homem (Adão) e pôs no jardim do Éden e lhe falou sobre o livre-arbítrio dizendo que de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal não comerás, porém Adão resolveu por si próprio, dando ouvido a sua mulher, comer do fruto proibido.

Se Adão não tinha livre-arbítrio dado por Deus porque Deus não impediu que ele comesse do fruto? Ora, sabendo Deus que Adão tinha livre arbítrio teve Deus o cuidado com Adão quando disse: para que não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma e viva eternamente. Deus o lançou fora do jardim.

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.(Gn 3.22)

Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Deus deixou bem claro que Caim tinha livre escolha (Gn 4.7)

Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha! Como não desejou a bênção, que ela se afaste dele! (Sl 109.17) não é livre-arbítrio.

Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: (Dt 11.26)

O Céu e a Terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (Dt 30.19) não é livre-arbítrio.

E, quanto a ti, se andares diante de mim como andou Davi, teu pai, fazendo conforme tudo o que te ordenei, guardando os meus estatutos e as minhas ordenanças, (2 Cr 7.17) não é livre-arbítrio.

Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amoreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Js 24.15,16) não é livre-arbítrio.

Um filho da perdição pode ser salvo?

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. (1 Co 6.9-11)

Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o cursor deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, (Ef 2.1-8)

No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão. (1 Pe 3.19)

O crente deve jejuar?

Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. (Mt 9.15)

O profano distorce este versículo afirmando que jejum é costume de judeu e da lei.

 

Vamos ver o que a Bíblia diz

A) Jejum é ordenado a todos, tanto judeu como não judeu.

 

Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor. (Jl 1.14)

Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. (Jl 2.12)

Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.(Mt 6.17,18)

  1. Depois que Jesus ressuscitou, os discípulos continuaram a jejuar.

 

Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. (At 13.2,3)

E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. (At 14.23)

Em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns. (2 Co 6.5)

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.(2 Co 11.27)

C) Cornélio era gentil mais jejuava.

Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.(At 10.30)

D) O jejum é recompensado por Deus (Mt 6.18)

 

  1. Para suporta as tentações e afrontas.

Quando choro castigo com jejum a minha alma, suporto afrontas. (Sl 69.10)

 

F). Todos os grandes homens da Bíblia jejuaram.

Moisés

E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos. (Êx 34.28) Samuel

Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá.

Israel

Depois todo o povo veio fazer com que Davi comesse pão, sendo ainda dia; porém Davi jurou, dizendo: Assim Deus me faça e outro tanto, se, antes que o Sol se ponha, eu provar pão ou qualquer outra coisa.(2 Sm 3.35)

Daniel

Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas. (Dn 10.3) Esdras

Em seguida Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joana, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da infidelidade dos do cativeiro.(Ed 10.6)

Jesus

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.(Mt 4.2)

O motivo do jejum ter sido também praticado na lei não quer dizer que nós os que estamos na graça não devemos jejuar. A graça começou por Jesus mas Jesus em todas as passagem Bíblicas sempre falava da lei, ou seja, do Velho Testamento. Si eu por estar na graça deixasse de observar o Velho Testamento, teria que deixar de dar o dizimo porque o dizimo foi praticado por judeus. Eu não devo dar o dizimo? Tanto o dizimo como o jejum foi praticado por judeu mais o profano da seita da predestinação ensina que não devemos jejuar porque foi praticado por judeu. Mas então porque ele aceita o dizimo dos seus adeptos, já que ambos foram praticas judaicas?

Qual a finalidade dos pastores de bode não quererem que as pessoas jejuem?

É porque o que está neles sabe que o crente que jejua tem mais responsabilidade com Deus. Enquanto eu estou jejuando estou em vigilância com a mente e o corpo consagrado para Deus sendo assim estarei pronto para toda boa obra. Para expulsar demônio. Foi Jesus quem disse: esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.(Mt 17.21).

Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, senão à força de oração [e jejum.]

(Mc 9.29)

O Homem pode resistir a Deus?

O herege diz que o homem não pode resistir a Deus. Vamos ler um versículo que ele usa para confundir a mente dos leigos nas escrituras.

E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.(At 16.14).

OBS O Senhor abriu o coração de Lídia porque encontrou lugar, não porque ela foi predestinada. Se o homem não pode-se resistir a Deus certamente não existiria livre-arbítrio. Leiamos

Tu também guarda-te dele; porque resistiu muito às nossas palavras. (2 Tm4.15)

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2 Tm4.3,4)

Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis.(Sl 81.11)

Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção.

(Pv 1.24)

Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus quando a si mesmos, não sendo batizados por ele. Lc 7.30)

Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo. (1 Ts4.8)

Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e zombando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

(2 Cr 36.16). Sim, fizeram duro como diamante o seu coração, para não ouvirem a lei, nem as palavras que o Senhor dos exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas antigos; por isso veio a grande ira do Senhor dos exércitos.(Zc 7.12)Conhecendo um falso profeta

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mt 7.15-20)

essas passagens Bíblicas é a cara do profano da seita da predestinação .

um homem que coloca seu companheiro na policia e nos jornais, causando um dos maiores escândalos do século. Ele Tem todas as ferramentas de um falso profeta.

  1. por ganância traiu seu companheiro alegando que ele estava roubando. Mesmo se fosse verdade sua obrigação como cristão era, orar e comunicar a igreja. também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dorme.(2 Pe2.3)

Ousa algum de vós, tendo uma queixa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? (1 Co 6.1,2)

  1. Por inveja traiu seu compassa. Vendo seu compassa crescendo e tornando-se um dos maiores impresário do Brasil. encheu seu coração de inveja.

Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. (Tg 3.14,15)

C) As demais divergência em doutrinas não atingem o ponto crucial de vida ou morte. Mas o falso ensinamento sobre a graça salvadora de Jesus Cristo traz destruição eterna para aqueles que o pregam e para aqueles que recebem o ensinamento e o seguem. No momento em que você acredita que foi predestinado para ser salvo. Antes da fundação do mundo. Então você não precisa de Cristo. Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade (2 PE 2v1,2).

  1. Ensina o povo a viverem mundanamente. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito. (Jd 17-19) Meus irmãos amados peço a compreensão de todos por ter que usar palavras tão duras mais Paulo também contendeu com as bestas-feras do campo.

Sobre Andre Magalhaes

Meu Senhor é Jesus
Esse post foi publicado em Diversos, Estudos Biblicos. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Predestinação! A mais nova arma do Diabo

  1. João Marques disse:

    Concordo plenamente com o seu post.

    Continue o bom trabalho!

  2. joaobosco disse:

    Irmão…até o momento em que estava lendo seus posts..pensei comigo. Um pouco ortodoxo demais, por não dizer radical em suas posições. mas encontrei muita coisa boa. Bem! Inteligencia evangélica na rede. MAs por outro lado. Me decepcionou esse post sobre a predestinação…Não! Não sou calvinista, sou pentecostal histórico da terceira igreja a se organizar no Brasil (Missão Evnagélica Pentecostal do Brasil). Mas entendo que esse tema , apesar de beme scrito, não é tão simples de se discutir, ainda mais se faço juízo de valor ao terceiro excluído. A predestinação foi formulado por um servo de Deus, homem santo que Deus preparou para formular uma teologia.
    No demais amado, não vim pra discutir, nem criar polêmica, apenas sugerir, menos juízo o senhor está no caminho certo e muito me agrada aparecer por aqui. Já o meus endereços pode não agradar muito aja vista não direcionar em um tema, minha profissão…
    Abraços na graça do Senhor,

    Jota Bê.

    http://www.joaobosco.wordpress.com

    http://www.olavosaldanha.wordpress.com/cienciasdareligião

  3. Pr. Celso Belmiro disse:

    Venho por meio desse expressar minha, satisfação em poder encontrar estudos maravilhosos como, este que, são uma verdadeira panaceia para mentes ludibriadas por falsos ensinamentos. A paz do Senhor Jesus a todos!

  4. lisiandre disse:

    legal

  5. É sempre muito bom encontrar dicas diversas sobre textos bíblicos, e seus contextos, para exame e posterior definição.
    Continuem com essa prática de estímulo à pesquisa.
    Nada é mais precioso que a informação equilibrada.
    Parabens.
    Paz

  6. roberto disse:

    A graça e apaz do senhor seja sobre a sua vida amamdo irmão.
    Uma benção as suas colocações pois revelam a verassidade da palavra de Deus ,e acima de tudo ; a profundidade dela ,pois é assim que de vemos analizar a palavra de Deus .
    Mergulhar nela sabendo que o Espirito
    Snato nos guiará a toda a verdade.
    Que Deus o abençõe e o guarde de
    todo o ataque de satanas, em nome de Jesus.

  7. José Luís disse:

    O presente artigo veio tirar-me algumas dúvidas sobre tão lauto assunto; é bem expressivo, descrevendo à luz das escrituras o seu apoio e bem esmiuçado. E um assunto importante para mostrar aos mais novos para os livrar de equívocos e confusões e recomendável a todos os amantes da palavra de Deus. Que o Senhor abençoe o seu Estudo, em prol de muitos.
    cmarum1933@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s