Uruguai é o primeiro país da América Latina a aprovar união civil de homossexuais!


Uruguai é o primeiro país da América Latina a aprovar união civil de homossexuais!

De tradição católica ultraconservadora, o Uruguai entra para a História como a primeira nação da América Latina a reconhecer legalmente a união civil de indivíduos do mesmo sexo. A proposta, que foi aprovada pela Câmara Federal do Uruguai no dia 28 de novembro, por 25 votos a 2, foi colocada em votação. O Senado uruguaio aprovou a lei por unanimidade. A expectativa é de que ela seja sancionada pelo presidente Tabaré Vázquez.
O projeto de “União Concubinária” uruguaio reconhece e regula todas as relações estáveis entre pessoas que vivem juntas por mais de cinco anos, independente de seu sexo, identidade ou orientação sexual. Segundo a sua autora, a senadora Percovich, o texto preenche importantes lacunas jurídicas, ao garantir aos casais homossexuais os direitos à assistência recíproca, à união de bens e à herança e pensão, no caso de falecimento de um dos parceiros ou parceiras.
– Estão garantidos os direitos de subsistência, de moradia e de seguridade social das pessoas que convivem ou conviveram durante um certo tempo como parceiros ou parceiras estáveis e aos direitos dos filhos e filhas destas relações ou de seus parceiros e parceiras – disse ela.
Várias cidades latino-americanas, como Cidade do México e Buenos Aires, já têm leis que permitem a união civil entre gays .
O deputado Fernando Gabeira (PV) vê com grande entusiasmo a aprovação, pelo Congresso uruguaio. Segundo ele, a Argentina é um forte candidato a aprovar tal lei.
– Os países que têm condições de avançar mais rapidamente após Uruguai são o Chile e a Argentina. É um momento em que se coloca muito a questão, mas podem acontecer surpresas. Um exemplo disso é Portugal, que é conservador e legalizou o aborto.
Mesmo sendo aprovada em caráter nacional, a lei no Uruguai não agrada a todos: 58% são contra o casamento gay. Quando o assunto é adoção, a rejeição é ainda maior: 72%.

Sobre Andre Magalhaes

Meu Senhor é Jesus
Esse post foi publicado em Notícias do mundo Gospel. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s