Sinais dos últimos tempos!


Sinais dos últimos tempos!

Sinais dos últimos tempos!

O amor vem esfriando na medida em que crescem a iniqüidade, o individualismo, o narcisismo

Os discípulos de Cristo, um dia, perguntaram a ele quais seriam os sinais que antecederiam a sua vinda. Ele respondeu esta pergunta numa longa pregação, conhecido como “sermão profético”. Entre os sinais apresentados por Jesus, destaca-se o surgimento de falsos Cristos e falsos profetas, que iriam enganar muitas pessoas. O Filho de Deus falou também de guerras entre as nações e de abalos sísmicos. No entanto, há um sinal que me chama a atenção de forma particular: trata-se daquele que fala do esfriamento do amor. Jesus disse: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12).

A relação que Jesus apresenta é inversamente proporcional: o crescimento da iniqüidade implica no enfraquecimento do amor. Vejam se não é esse o nosso caso. Na medida em que cresce o pecado em suas mais variadas formas, da corrupção ao crescimento da miséria social, da pornografia a todas as formas de banalização sexual, a violência nas ruas e nos lares, o individualismo autocentrado e narcisista, esfria o amor genuíno e sincero no ser humano. Somos uma geração que vem desaprendendo a amar. Não estou me referindo a uma forma platônica de amor ou aos modelos hollywoodianos que enchem nossa sala de estar todos os dias, mas ao amor conforme Deus o revela nas Escrituras. Amos naquela forma como ele mesmo nos têm amado e celebrado uma aliança com seu povo. Provavelmente não há nenhum texto mais completo sobre o amor do que I Coríntios 13, um texto que precisa ser revisitado por nós diante daquilo que vemos todos os dias.

Naquela epístola, Paulo fala de um amor que é paciente, que não se perde diante da primeira crise ou da primeira desilusão; um sentimento bondoso, não ciumento e humilde. Um amor que não se comporta de forma inconveniente, mas é altruísta, e está sempre procurando atender o interesse dos outros e não o seu próprio. É também um amor que não se ira facilmente, que não guarda rancor, que não se alegra com a injustiça, mas que salta de júbilo quando a verdade triunfa. É um amor que sabe que o sofrimento sempre acompanha aquele que ama. Um amor que se sustenta sob fundamentos sólidos e verdadeiros, que não tem a pressa dos egoístas, mas que sabe esperar e possui uma enorme capacidade de suportar adversidades.

Este amor que Paulo nos descreve vem diminuindo e esfriando na medida em que cresce o egoísmo alimentado pelo individualismo da cultura narcisista, onde o que importa sou eu, meus desejos, meus interesses, meu momento, minhas necessidades, minha realização, meus projetos, o que eu penso, quero e preciso. Imagino que quando duas pessoas modernas, com este espírito individualista e narcisista, se encontram e resolvem se amar, envolvem-se num modelo de relacionamento onde, à primeira vista, tudo indica que se trata de um belíssimo e invejável romance. Contudo, diante do primeiro obstáculo, da primeira frustração, de um simples desentendimento, da dor e do sofrimento, ou do cansaço e da vontade de experimentar “novos ares”, abandonam aquele amor que foi grande apenas enquanto durou em troca de um outro que atenda as necessidades de um ego inflado, imaturo e insaciável.

É por causa da iniqüidade deste espírito individualista e narcisista que os pais vão abandonando os seus filhos porque têm coisas mais importantes a fazer, como ganhar dinheiro ou buscar o sucesso, do que cuidar deles e amá-los; alguns tornam-se indiferentes e os abandonam à própria sorte na esperança de que na escola ou na vizinhança encontrarão quem os ame e eduque. Outros há que tentam manipulá-los e controlá-los em virtude da mesma iniqüidade, da mesma falta de tempo e da mesma insegurança. Os mais modernos já preferem não tê-los porque sabem que o amor que possuem não ultrapassa a epiderme – não são capazes de amar nada além do seu próprio ego. Por outro lado, os filhos vêm se rebelando contra seus pais, negando-lhes o respeito e a honra. São também filhos da iniqüidade do nosso tempo, do mesmo individualismo, do mesmo egoísmo.

Os jovens trocaram o amor pelo sexo para descobrirem lá na frente, depois de tantas idas e vindas e muitas “ficadas”, que são bons de cama, mas frios e imaturos na arte de construir um amor que supera as fronteiras do egoísmo e que cresce na medida em que o tempo passa. Os escândalos de corrupção que mais uma vez abalam o país têm, na sua raiz, o mesmo mal. Todos buscam o que é seu e nunca o que é dos outros. A epidemia que hoje toma conta da nação não é a corrupção – ela é apenas mais uma expressão de uma nação, onde a iniqüidade cresceu tanto que fez o amor murchar.

Eu nunca fui um desses crentes interessados em decifrar os códigos para adivinhar quando é que Jesus Cristo volta. Tal aritmética não me interessa. Apenas sei que ele voltará, e isso me basta. No entanto, devo confessar que olhando para o cenário do mundo hoje, tenho orado por uma intervenção divina e espero que ela aconteça logo, seja na forma de um novo avivamento – daqueles que penetram na raiz do coração humano e o transforma e não esta panacéia religiosa que alguns chamam de “derramamento do Espírito” – ou de uma intervenção escatológica, final ou não. Oro por isto porque não é mais possível suportar tanta injustiça, tanta miséria, tanta imoralidade, tanto pecado.

Oro também para que Deus nos preserve fiéis a ele e à sua Palavra, para que aqueles que reconhecem o amor divino e são alimentados e inspirados por ele cresçam cada vez mais amparando o pobre, cuidando do necessitado, lutando pela justiça, permanecendo fieis aos termos da aliança com Deus e com o próximo. Jesus, naquele sermão profético, afirma que “o amor se esfriará de quase todos”. E é nesta pequena exceção que quero me incluir, a mim e a você, mesmo que sejamos apenas um pequeno remanescente, mas um remanescente que não se curva diante dos Baalins do mundo moderno.

Sobre Andre Magalhaes

Meu Senhor é Jesus
Esse post foi publicado em Notícias do mundo Gospel. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Sinais dos últimos tempos!

  1. Maely disse:

    JESUS ESTÁ VOLTANDO!! O nosso Senhor já está voltando para buscar a sua igreja, os sinais estao acontecendo: o amor esta esfriando, a violência aumentando, e muitos outros, as catastrofes da natureza estao acontecendo, vamos acordar amados, nao há mais tempo para se brincar, porque JESUS ESTÀ VOLTANDO!!!!

    • alex disse:

      É verdade os sinais estão ai la Apocalipice C13 V17 fala do sinal da besta que ja ta no mundo vamos se ligar em Jesus p/ não ficar p/ tras, entregua a sua vida p/ o MESTRE porque ele é rico em perdoar.

  2. Jones disse:

    Muito interessante, eu poderia usar essas palavras em uma pregação?
    É que eu fui chamado pra pregar mas eu nunca preguei aí decidi encontrar na internet algo que me inspirasse…
    Mande uma resposta por e-mail…
    Grato
    Que a Paz do Senhor esteja entre vós…

  3. celi da silva gonçalo disse:

    Gostei muito da assunto abordado neste artigo, que é exatamente aquilo que já havia sido premeditado na palavra como sinal dos últimos dias e que hoje vivenciamos com muito mais intensidade, ou seja, o esfriar do amor de muitos.
    Outra coisa que achei muito interessante e inteligente, e que por sinal se revela nesta pequena frase: “Eu nunca fui um desses crentes interessados em decifrar os códigos para adivinhar quando é que Jesus Cristo volta. Apenas sei que ele voltará, e isso me basta”, pois há pessoas que se preocupam tanto em tentar descobrir quando JESUS virá, e como será quando Ele levar a sua igreja, o que acontecerá na terra, efim, puras especulações, que se esquecem de se preocupar com algo que é extremamente importante, que é o que a palavra insiste em nos ensinar a fazê- lo… e que para mim se resume em um só versículo, 2 pedro 3:18 “[…], crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” fazendo isso certamente estaremos prontos para subir junto com Ele!
    Que sejamos então como as cinco virgens prudentes (Mt. 25:1-13) estejamos sempre preparados e vigilantes para a vinda do noivo!

  4. luciano luis rediss disse:

    Paz meu irmão em Cristo Jesus nosso Salvador,
    sou de novo hamburgo-rs, e sei que Jesus está as portas.
    E que o amor esta frio no mundo, mas, nós vivemos no mundo e não somos do mundo pois se morremos com Cristo com Ele viveremos eternamente, esta é a promessa de Jesus. Então neste mundo temos q ser a luz nas trevas, o sal da terra e sermos a diferença neste mundo tenebroso e não somente ouvintes da palavra mas sim praticantes, pois o Senhor Jesus Cristo nos incumbiu de proclamar o evangelho a toda criatura e não nos deixou orfãos porque o Espirito Santo ( consolador ) esta conosco para sermos testemunhas vivas do seu poder e seus feitos, pois eu mesmo sou livre porque fui alcançado pela misericordia de Deus e livre das drogas e furtos e toda sorte de pecados que vc possa imaginar. Onde abundou o pecado superabundou a graça, aleluia e gloria gloria gloria a Deus pelo seu amor por nós.um abraço.

  5. Renato disse:

    A paz do Senhor Jesus meu amado!!

    Preocurava a essa passagem que diz: devido ao almento da maldade amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverá até o fim será salvo.
    Deus é tão tremendo que até por meio da internet ele tem nos abençoado, irmão vc me ajudou muito!!!
    A Graça e a Paz do Senhor Jesus.
    Um grande abraço e que Deus continui te abençoando.

  6. william tiagode souza disse:

    O amor de muitos esfriaram nos ultimos tempos,mas graças ao senhor aquem temos amado e que nos ama, a cada dia este amor tem se renovado e tudo suportado por que este mundo nos odeia nos aflinge,mas alegremo-nos no que o senhor nos falou _no mundo tereis afliçoes,mas eu(JESUS)venci o mundo,entao caros irmaos somos mais que vencedores por nosso Cristo Jesus. ja venceu este mundo. A paz de Jesus a todos.

  7. Almeida, Denise disse:

    Irmão, Que a paz perfeita do Senhor seja contigo!

    Sou nova convertida e estou mto feliz em saber q existe um ser q me ama independente dos meus pecados e q me perdoa de todos eles e q tem por único objetivo q eu e minha casa tenha uma vida bos, agradável e perfeita. Não me canso de agradecer a Deus por me escolhido para fazer parte do exécito D’ Ele, louvo a Deus pq a misericórdia D’Ele me alcançou e rogo a Deus q o meu amor e minha gratidão a Ele nunca saia de meu coração. O Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre.
    Irmão esse artigo me emocionou mto. Principalmente o momento em q vc citou a família, pais incapazes de amar seus filhos, priorizando qualquer coisa, menos cuidar e amar seus fihos. É verdade q mtos pais querem q outros amem seus filhos…me doeu qdo li q com isso mtos perdem o respeito de seus filhos..doeu pq isso é uma realidade.
    Esse artigo edificou mto a minha cristã e secular.
    Obrigada.

  8. elias ribeiro disse:

    sim jesus esta voltando presizamos , esta vigiar pa que a iniquidade nao tome conta de nós, e quando jesus arebatar a sua igreja , cantaremos juntos o hino da vi´toria amem

  9. thiago disse:

    pow muito interessante

    fomes , terremotos e pestes ja está tendo e sei que é um sinal dos tempos

    éé o o juízo final está proximo “

  10. Hermes disse:

    Muito interassante meu irmão… e esse artigo me edificou muito, na realidade nós mesmos temos deixada o amor, que em Deus nos foi destinado, por tantas coisas que não importam….
    e realmente a Vinda de Jesus está muito proxima e todos que são Cristões verdadeiros podem sentir isso…..obrigado meu irmão …PaZ

  11. E irmaos em cristo e isso mesmo , temos q ir ao encontro dos q estao fora e busca-los, e dificil e mas nao impossivel , q DEUS NOS ABENÇOE HOJE E SEMPRE A PAZ DE CRISTO!!

  12. ESB disse:

    Eu ainda sou pequena mas mesmo assim, falo de Deus para meus amigos. Às vezes choro pelo passado, que eu não era assim. Mas nós temos que esquecer o passado e seguir em frente, o que importa é o que somos agora, que Jesus está voltando, e Ele é a nossa única salvação ! Que o nosso amor por ele esquente MUITO, mas não esfrie !
    Que a paz do Senhor esteja com vcs e que Deus toque no coração de cada um ‘do mundo’ através da gente !

  13. adilson disse:

    há Paz do SENHOR JESUS,querido deixa DEUS te usar como uma talha,que o melhor vinho (Espiritual)transborde em seu ministério, e DEUS te use poderosamente, falando tempo e fora de tempo. não temas não to mandei EU, assim diz o SENHOR dos exércitos.que DEUS nos guarde e nos ajude!DEUS te abençoe.

  14. Jorge Lyra disse:

    vigiemos e oremos para não sermos pegos de surpresa. Porque daquele Dia e hora somente o Nosso Pai, Deus o Todo-Poderoso o sabe. A Paz do Senhor e Deus continue a nos abençoar.

  15. anderson disse:

    Tudo está acontecendo direitinho, de acordo com a palavra de Deus. Fico feliz em ver pessoas como o querido irmão, comentando sobre esses asuntos. Tudo o que está acontecendo no mundo, nos leva a crer que a vinda de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo está bem próssima. Esses acontecimentos, de um forma nos deixa,OBS; nós igrejas fiéis a Deus, feliz; mais de outra forma nos deixa bastante tristes, por ver tantas pessoas que, apesar de assistirem tudo acontecendo em sua volta, não estão dando ouvido a palavra de Deus que estar sendo pregada aos quatro canto da terra. Deus nunca quiz, não é da vontade Dele que uma alma venha se perder; mais, para demostra seu grande e infinito AMOR, Ele nos deu o LIVRE ARBITRIO ou seja, nós temos opções, podemos escolher ser SALVO ou ficar nesse mundo e sermos lançados no lago de fogo junto com o adiversário de nossas vidas.”NÃO DAREI ESSA CHANCE AO inimigo de minha vida. FIQUEM NA PAZ DE DEUS E PESSO QUE OREM PELA MINHA VIDA, QUE SERTAMENTE ESTAREI ORANDO POR TODOS VOÇÊS.

  16. apaz meus queridos irmaos e irmas a humanidade precisa se acordarem porque tem muitos que dorme eu creio sim que o nosso cristo estar proximo a chegar e voce que dorme nao faça como as virgem das nanparinas umas tinha o a zeite esperando o noivo chegar e as outras com suas nanparinas sem estar preparada quando elas foram prerar as nanparina quando chegaram as potas estavam fechada. ficaram de fora as outras com se prepararam entraram antes que aporta fecha-se e ai voce estar se preprando para vinda do senhor?vamos vamos ainda e tempo deus estar dando essa chance venha cristo te ama.

  17. marcio disse:

    disse o SENHOR DEUS. busque o SENHOR enquanto se pode achar, invocai enquanto estar perto.amem

  18. elaine disse:

    O Senhor esta voltando e essa é uma realidade.Ouvimos e vemos muitas coisas acontecerem,oro a Deus pela salvação de muitas pessoas.As promessas de Deus são genuínas e esperançosas,pois me fazem crescer no ambito Espiritual.Um recado as pessoas q não o aceitaram se decidão,pois Ele sta voltando as coisas deste mundo são passageiras,mas as d Jesus são Eternas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s